EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E HISTÓRICA

A educação patrimonial no CMAB visa sensibilizar pessoas de todas as idades a reconhecer e valorizar os elementos que constituem identidades coletivas do município. Somos norteados pelos princípios da participação ativa na identificação do patrimônio, da reflexão crítica e da importância das memórias enquanto elemento fundamental na orientação de nossas vidas. Nesse sentido, o reconhecimento acerca da diversidade cultural, que envolve bens materiais e imateriais significativos às comunidades, suas contextualizações e problematizações, constituem caminhos perquiridos. Soma-se a isso, a conscientização das ameaças ao patrimônio, da deterioração física aos esquecimentos culturais envoltos nas dinâmicas do poder.

A educação histórica, por seu turno, vai além da simples transmissão de fatos, engajando os indivíduos em um processo de compreensão do tempo e desenvolvimento do pensamento histórico. Isso envolve a capacidade de elaborar narrativas, interpretar fontes e compreender a complexidade dos processos históricos. Este percurso educativo será posto em prática por meio de exposições que contextualizam a história local, projetos de pesquisa colaborativa que engajam a comunidade na construção de narrativas históricas e oficinas que incentivam a análise crítica de fontes históricas.
Atividades educativas específicas são planejadas para diferentes faixas etárias, promovendo desde a exploração lúdica da história local para crianças até a pesquisa aprofundada e o registro de memórias orais para jovens e adultos. Acreditamos que essas iniciativas fortalecem a identidade comunitária, promovendo uma relação de pertencimento e responsabilidade com o patrimônio, com a história e as culturas locais.